O QUE FAZER EM SERRA NEGRA – SP?
No coração do Circuito das Águas Paulista, Serra Negra – SP atrai muitos viajantes em busca de ar puro, águas curativas e clima tranquilo de interior. Com cerca de 30 mil habitantes é uma das principais Estâncias Turísticas Hidrominerais do estado de São Paulo.
É um destino que atrai turistas o ano todo, interessados em passar as férias para descansar ou um fim de semana em família ou em casal, vindos especialmente da região de São Paulo e Campinas. Excelente para renovar as energias, com paisagens contemplativas e boas opções do que fazer, ver e conhecer. Confira o roteiro que preparamos para sua estadia.
Como o centro da cidade é bastante procurado por reunir tudo por perto, de gastronomia a boas opções de compras, com as lojas de malhas e empórios da Rua do Comércio, uma boa pedida é ficar nos hotéis do centro, como o Shelton Hotel.
A partir dele é possível explorar o centro da cidade a pé, em passeios bem tranquilos. Da mesma forma, que outros passeios são oferecidos pelo Shelton Hotel com traslados que levam os hóspedes para os atrativos da cidade, tudo para transformar a estadia em facilidade e diversão.
CONHEÇA OS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS NO CENTRO DE SERRA NEGRA
PRAÇA JOÃO ZELANTE
No coração de Serra Negra-SP, é a principal praça no centro da cidade, rodeada por boas opções gastronômicas, com bares, restaurantes, lanchonetes e sorveterias, um convite à degustação.
Ponto indicado também para o que fazer em Serra Negra à noite, opção para um lanche e, muitas vezes, ouvir música ao vivo. É nesta praça que ocorrem os principais festivais da cidade, como o Festival de Inverno, entre os meses de junho e julho, com excelente programação.
TELEFÉRICO DE SERRA NEGRA
O Teleférico funciona desde 1973 e deve estar no topo da lista do que fazer em Serra Negra-SP. É um dos cartões postais da cidade. Na parte de baixo do teleférico,há um parquinho para as crianças e venda de artesanato local, onde também está instalado um quiosque da cervejaria local Dortmund Bier, super charmoso, onde é possível experimentar essa prata da casa.
Com suas cadeiras coloridas inconfundíveis, a 1.400 metros de altitude, o turista faz um percurso de 10 minutos que garante uma vista panorâmica incrível da cidade.
O teleférico conecta a Praça dos Sesquicentenários até o Pico da Fonseca, onde fica o Cristo Redentor, no local há uma loja de chocolates, que vale a visita. Tem como optar pelo ingresso apenas de subida (ou apenas de descida) ou os dois.
CRISTO REDENTOR
O Cristo Redentor é mais um dos símbolos da cidade de Serra Negra-SP, no Pico do Fonseca, a 1.080 metros de altura, é possível ter mais uma bela vista panorâmica da cidade e da região. O Cristo Redentor possui 18 metros, com 6 de pedestal e 12 metros da própria estátua.
Para chegar até o Cristo de Serra Negra há duas opções: subir pelo teleférico ou ir de carro e depois subir uma escadaria.
PRAÇA SESQUICENTENÁRIO
Localizada no centro de Serra Negra, fica pertinho do comércio local, com diversas opções de bares e restaurantes aos arredores.
A praça Sesquicentenário conta com chafariz, árvores, bancos e algumas atrações em seu entorno, como o playground Terra da Magia. Está em fase avançada de modernização e terá novas instalações de equipamentos urbanos.
É nessa praça que fica a subida do Teleférico, por isso uma parada obrigatória para quem visita Serra Negra.
CITY TOUR DE TRENZINHO PELA CIDADE
Ótima opção para conhecer de forma rápida os principais pontos turísticos de Serra Negra, o Trenzinho é um dos passeios indicados pra quem quer fazer um city tour pela cidade e quer evitar caminhadas.
As crianças e idosos, em especial, adoram esse passeio.
Um dos roteiros interessantes é o circuito que passa pelas fontes medicinais e a fachada da Disneylândia dos Robôs.O passeio dura cerca de 50 minutos e percorre 8 km. Os valores são bem acessíveis.
Os passeios saem da Praça João Pessoa.
VISITE O PARQUE DAS FONTES
O PARQUE ABRIGA A FONTE SÃO CARLOS E A FONTE DOS ITALIANOS
Inaugurado em setembro de 2003, o parque mantém em uma área montanhosa com vegetação nativa, duas fontes de água mineral: a Fonte São Carlos e a Fonte dos Italianos. Além de uma concha acústica para apresentações artísticas, trilhas para caminhadas e um mirante com vista parcial de Serra Negra, outro ponto de contemplação da cidade.
Fica localizado à Av. Dep. Romeu de Campos Vergal, próximo ao Paço Municipal e vale muito a visita.
RUA CORONEL PEDRO PENTEADO OU RUA DO COMÉRCIO
É a rua principal do centro da cidade. Aos arredores da Rua Coronel Pedro Penteado reúne-se mais de 500 lojas de malhas e artigos de couro, onde é possível caminhar tranquilamente e ir às compras em Serra Negra. Poucos centros de cidades são tão convidativos ao passeio e às compras como é o centro de Serra Negra, que guarda aqueles ares interioranos de uma cidade charmosa e bem cuidada. Talvez por isso os principais hotéis estão localizados no centro, como é o caso do Shelton Hotel.
Ao longo da rua, apelidada de rua do comércio, encontram-se diversas lojas de roupas, como boas opções de compras para todas as idades, além de empórios, lojas de produtos locais, sorveterias e opções de hospedagem.
PARQUE FONTE SANTO AGOSTINHO
Por fim, visite o Parque Fonte Santo Agostinho, nele ficam as fontes de Santo Agostinho e de Santa Luzia.
Ao lado das fontes há placas informativas que indicam o tratamento de saúde relativo a cada fonte. O Parque está situado em um bosque com vegetação nativa, um lago, um playground, uma área coberta com alguns banquinhos e quadrinhos feitos de azulejos pintados, tudo muito fofo.
Uma das maneiras de visitar o Parque é através do passeio de trenzinho que citamos acima, mas o local também é acessado a pé ou de carro.
CAMINHADAS NO PARQUE REPRESA DR. JOVINO SILVEIRA
Se você gosta de caminhadas em áreas verdes, outro passeio ao ar livre, longe de aglomerações, é o Parque Represa Dr. Jovino Silveira, um lugar bucólico com uma linda represa, pista para caminhada e corrida.
APRECIAR AS PINTURAS DA IGREJA MATRIZ
A Paróquia Nossa Senhora do Rosário merece a visita, suas linhas arquitetônicas e seu interior formam um acervo de obras de arte. A matriz é uma atração turística importante que vai além do turismo religioso. A beleza de seu interior é algo singular e sua história se mistura a história de Serra Negra, desde sua fundação. A Matriz Nossa Senhora do Rosário (Padroeira da cidade) começou com uma pequena capela em 1828, data do aniversário da cidade.
Localizada no centro de Serra Negra, a igreja é toda pintada de azul clarinho na parte externa, chamando a atenção de quem passa.
Em uma das reformas, o construtor Edno Moscão transformou seu interior com pinturas no teto, mosaicos e vitrais, feitos pelo artista italiano Prof. Antonio Maria Nardi e pinturas do altar-mor e quadros da Via-Sacra do pintor paulista, Enrico Bastiglia, em uma das mais belas igrejas do interior do Estado.
IGREJA SÃO BENEDITO
O QUE FAZER EM SERRA NEGRA À NOITE?
A maior parte dos passeios e pontos turísticos de Serra Negra são atividades para fazer durante o dia. Mas é possível ter uma boa programação noturna, com as praças e o centro de Serra Negra, onde se concentram opções de bares e restaurantes para quem busca um pouco de agito.
Outra opção são os períodos dos festivais, em determinados meses do ano, onde a agenda de shows e espetáculos culturais transformam a vida noturna na cidade.
ATRATIVOS TURÍSTICOS FORA DO CENTRO DE SERRA NEGRA
TURISMO RURAL
Por ter um clima tropical de altitude, você vai encontrar um turismo rural fortíssimo em Serra Negra. A zona rural de Serra Negra proporciona ótimos passeios, entre eles, a Rota de Vinhos e Queijos se destaca, passando por diversas fazendas e vinícolas. Nestas visitações, é possível adquirir cachaças, cafés, iogurtes, geléias e doces artesanais, tudo direto do produtor.
Prestigie as diversas propriedades rurais que a cidade possui e estão abertas ao turismo. Além dos alambiques de produção de cachaça artesanal, cheios de história, tem os produtores de vinhos locais, as influências de colonização italiana e as fazendas de café com experiências ligadas ao universo do café.
FAMÍLIA SILOTTO
A Família Silotto mantém um sítio aberto para visitação de turistas, com museu, alambique, adega e uma loja de produtos locais produzidos artesanalmente. Na loja, os rótulos de vinhos e cachaças podem ser experimentados em uma degustação orientada, podendo aprofundar sobre a fabricação dos produtos. Vale a visita! O museu conta a história da família.
O sítio Família Silotto fica na Rodovia SP 360, no km 158,5, s/n, no sentido de Lindóia.
VER O PÔR DO SOL NO ALTO DA SERRA
O Alto da Serra é um dos pontos turísticos mais famosos de Serra Negra e um dos picos mais alto de toda a região, com 1.310 metros acima do nível do mar. Distante a 5 km do centro, é possível ir de carro, a maior parte da estrada é asfaltada, com apenas um trecho de 600 metros de terra, com grau médio de dificuldade.
A vista do alto vale a viagem e o local é muito agradável, com bancos e pergolados. No deck de madeira, fica a placa “Eu Amo Serra Negra”, que atrai muita gente ao mirante para fazer fotos.
Com vista privilegiada das montanhas e de outras cidades da Serra da Mantiqueira, de lá se avista pelo menos oito cidades. É procurado por quem gosta de fazer saltos de parapente e curtir esse visual de um jeito ainda mais radical e aventureiro.
O Shelton Hotel leva visitantes para um piquenique especial de contemplação do pôr do sol, outro motivo que atrai turistas ao Alto da Serra. É um lugar perfeito para ver e sentir o ar das montanhas, com o sol se pondo. Confira nosso Pacote Romântico.
O acesso é a partir da Rua 14 de julho, é gratuito, podendo ser feito de carro ou a pé por trilha.
DISNEYLÂNDIA DOS ROBÔS
A Disneylândia dos Robôs em Serra Negra é um acervo composto por engenhocas e invenções mecânicas feitas pelo artista local, Pedrinho Tomé, com objetos inusitados e divertidos que formam um acervo genuíno. As peças são feitas a partir de sucata e de materiais recicláveis, verdadeiras obras de arte.
O passeio já começa pela fachada, que chama a atenção por sua excentricidade e colorido.
É preciso visitar com calma porque são muitas informações visuais para absorver e aproveitar, e do teto, também é possível obter uma vista panorâmica da cidade.
OUTRAS CIDADES AOS ARREDORES
Como Serra Negra está localizada no coração do Circuito das Águas é interessante conhecer as cidades vizinhas, fácil acesso para ir de carro e muito próximas de Serra Negra.
Aproveite para conhecer Monte Alegre do Sul, Águas de Lindóia, Lindóia, Monte Sião, Amparo e Socorro, todas aos arredores.